O TRANSPORTE DE CAMPO BELO A ATUAL ITATIAIA - Alda Bernardes de Faria e Silva
Do século XVI ao século XVII, com a descoberta do ouro nas Gerais, e o
Vale e a Serra, foram intensamente percorridas por aventureiros e
faiscadores a procura de indícios auríferos, seguindo as primitivas
trilhas dos selvagens.
No século XXVII, suas terras serviam de
passagem ou de pouso de viajantes que, provenientes do Sul de Minas,
demandavam os portos sul-fluminenses.
Nos meados do século
XVIII, a serra e o vale tornaram-se importantes vias de transporte das
Minas Gerais para o Porto de Angra dos Reis, por onde escoava o ouro por
via marítima. Em conseqüência desse tráfego, foram surgindo na região
vários ranchos que serviam como ponto de apoio aos tropeiros.
No início do século XIX, o transporte da região se fazia por
via terrestre. Em penoso desfilar, as tropas de muares abriram os
caminhos do Oeste para o Leste. Do Sul vinham grandes levas de tropeiros
gaúchos, fornecedores de mulas para a lavoura cafeeira e seu escoamento
para Angra dos Reis. Foi do Norte que mineiros transpuseram a
Mantiqueira para o Vale do Paraíba e lançaram as primeiras raízes da
sociedade colonial Itatiaiense.
Na década de 1870,
o Comendador Rocha Leão, adquiria na Inglaterra, sete milhas de trilhos
para a projetada via férrea que teria de percorrer suas lavouras,
situada em Itatiaia, hoje, Nhangapi, pertencente à Vila de Campo Belo.
Foi na década de 1860 e no início de 1870 com a fase áurea do
café - o Ouro Verde, que surgiu a exploração da via fluvial pelo rio
Paraíba com os barcos enormes que, desde Barra do Piraí, navegavam rio
Paraíba acima de Itatiaia (então Campo Belo) para atender os grandes
comerciantes das firmas Rocha Bernardes e Irmãos, chegando a exportar
100.000 arrobas de café no Porto das Barcas, hoje, Fazenda “Belos
Prados”; “Teixeira Caboré” e “Companhia Diogo Santos Pinto” com armazéns
no Porto das Barcas, na época “considerado um dos maiores entrepostos
alfandegários e comerciais, pelo volume das operações que realizava”,
para o qual, inclusive, eram despachadas para o Rio de Janeiro produções
dos municípios de Queluz e Areias. Os trilhos da Estrada de Ferro
D.Pedro II chegaram em Itatiaia em 1873, substituindo aos poucos o
comércio fluvial até Barra do Piraí.
Com a construção da
Rodovia Presidente Dutra, por volta de 1950, ligando os dois maiores
centros urbanos do Brasil e mais a Hidroelétrica do Funil, determinaram
um grande surto migratório para Itatiaia, surgindo as indústrias XEROX
(hoje Flextonics) MICHELIN, Refinações de Milho do Brasil, CREMOGEMA
(hoje BIOCHIMICO), IMI...
A Rodovia Presidente Dutra BR
divide o Município e põe em comunicação direta com os grandes centros
Rio, São Paulo e Minas e outras cidades intermediárias.
Com
numerosas linhas regulares de ônibus, cortando o Município em todos os
sentidos: com Rodoporto no Restaurante Itatiaia na Via Dutra, cujo
faziam parada Viação Cometa, itapemirim, Expresso Brasileiro.
Em Itatiaia: ônibus Sampaio, S. Geraldo, Viação Cidade do Aço, Linha
Regular ItatiaiaxResende – Tupi Turismo e a linha regular urbana com a
Tupi Turismo.
Ferrovia
A Rede Ferroviária Federal S. A . corta o Município com a Estação Ferroviária praticamente desativada RFFSA.
Outros Transportes
1. O trem
Em Itatiaia, o trem surgiu em 1873 com a estação inaugurada Estação Barão Homem de Mello.
Atualmente, os trens são de carga.
2. O Trole
Quando
em 1873, o trem parou na Estação de Itatiaia, estávamos em pleno uso do
cavalo. Quem desembarcasse na freguesia de Campo Belo com bagagem e
crianças, teria que usar o trole. Era um veículo de duas rodas pequenas
à frente, próximas a boléia(lugar destinado ao cocheiro) e duas rodas
maiores, na parte traseira ao lado do assento dos passageiros.
O veículo era puxado por cavalos, o boi servia ao transporte urbano, em direção às fazendas.
O transporte também era feito a cavalo, no princípio do século era mais usadas as charretes com rodas de madeira.
Por volta do final da década de 20. Surgem os primeiros
automóveis particulares. Em 1929, Gil Bernardes e Lúcio Bernardes
compraram o primeiro Ford a manivela.
3. O primeiro carro de aluguel
O Sr. Adílio de Carvalho foi o primeiro a adquirir o 1º carro de aluguel – bem mais tarde – surgiram outros motoristas.
4. A primeira linha de ônibus
A vila pode contar, no início da década de com a primeira linha de ônibus implantada por Oscar Maia e ligava Itatiaia a Resende.
5. A linha de ônibus hoje
A
cidade não possui linhas de ônibus própria, porém inúmeros ônibus
entram na cidade diariamente em vários horários, ligando-a ao Rio de
Janeiro e São Paulo.
Hoje Itatiaia possui a Rodoviária Jorge Miguel Jaime com viagens ligando o eixo Rio São Paulo.
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