domingo, 2 de junho de 2013

Academia de História realiza exposição de aniversário

O município celebra amanhã, 24 anos de emancipação e para celebrar a data a Academia Itatiaiense de História (Acidhis) montou a tradicional exposição alusiva a um dos cartões-postais da cidade: o Pico das Agulhas Negras.

A mostra intitulada “Formação Rochosa e Montanhismo”, reúne aproximadamente 100 fotos e oito quadros da cadeia rochosa que leva milhares de turistas anualmente ao Parque Nacional de Itatiaia. O trabalho realizado pelo diretor administrativo da Acidhis, Paulo Roberto Zikan tem entrada franca e ficará à mostra de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na galeria do Edifício Comercial Itatiaia I. “É uma exposição que realizamos anualmente mostrando as paisagens rochosas e belezas naturais de Itatiaia. Sob orientação da nossa presidente, a professora Eliane Barros, a exposição remete ao projeto de mapeamento de todas as vias escaladas das Agulhas Negras. Em um dos quadros, mostramos a nevasca de 1985, uma das mais rigorosas já registradas. Temos o mapa de trilha e passeio, além de foto panorâmica das vias de escalada”, comenta o historiador. O Edifício Itatiaia I fica na Rua Prefeito Assumpção, 132, no Centro.

PICO DAS AGULHAS NEGRAS

Com 2 791,55 metros de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 20041 ), é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, e a sexta montanha mais alta do Brasil.

O pico está localizado entre os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende, e o município mineiro de Bocaina de Minas, na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, integrando a Serra da Mantiqueira. O rio Preto, que possui 222 km de extensão e serve de divisa natural entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, tem sua nascente em Agulhas Negras. No interior do parque, o mais antigo do Brasil, há outras montanhas com altitude superior aos dois mil metros de altura.

FONTE: JORNAL A VOZ DA CIDADE - ED. N.º          DIA:  1/6/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário